O VW Passat, além de ser um clássico de respeito, é o mais novo cinquentão do mundo automobilístico. Mas você sabe como essa história começou? O Passat, além de ser um modelo de carro que ajudou a moldar a indústria automobilística, seguiu se atualizando até os dias de hoje. Então se você é como nós, um amante de carros, fique ligado neste post e conheça um pouco mais sobre esse icônico modelo chamado Passat!
Primeira versão do Passat
O Passat foi apresentado em julho de 1973, um hatchback de duas e quatro portas com uma pequena porta traseira. Seu design foi criado pelo estúdio Giorgetto Giugiaro (que também criou o Audi 80, com quem o Passat compartilhava a plataforma). Sua primeira versão se chamava Passat B1 e seria produzida de 1973 até 1981.
Este primeiro modelo foi lançado com diversas opções de motorização. A versão mais básica contava com um motor 1.3, com 55cv. A segunda versão utilizava um motor de 1.5 (75cv) e, na versão TS (esportiva), a potência aumentava para 85cv (que já apresentava os característicos faróis duplos). Portanto, os motores mais singelos eram pertencentes ao modelo básico e L. O VW Passat B1 tinha versões diferentes quando se tratava de câmbio também, uma era manual com quatro marchas e a outra, acredite se quiser, automática de três marchas!
Para nós, aqui do Brasil, a novidade só chegaria em 1974, um ano depois de seu lançamento oficial. A tecnologia do Passat B1 em solo nacional era praticamente idêntica a das versões europeias. Logo ficou conhecido como um carro ágil, equilibrado e moderno, principalmente sob uma ótica de país de terceiro mundo.
Primeiro carro da VW a ter nome próprio
É isto mesmo, o Passat foi o primeiro a receber um nome próprio, que inclusive, era pertinente ao lançamento. O nome Passat significa “vento alísio” e foi descrito por Horst Backsmann (acessor de imprensa) da seguinte maneira: “O Passat é o mais amigável de todos os ventos. Ele sopra de continente a continente. A consistência é sua virtude. A palavra vem do italiano passata, no sentido de cruzar. Os ventos alísios formam um cinturão de conexão ao redor da Terra (…) Sem dúvida, é um bom nome, não arrancado do nada.”
Da Europa para o mundo
Por mais que o Passat tenha nascido na Europa, ele logo conquistou o mundo. Chegou aos EUA (onde era chamado de Dasher) e no Japão mais ou menos no mesmo ano que em nosso país, por volta de 1974. Mas nosso querido “vento alísio” não para por aí. O Passat é comercializado na China, Índia, Coreia do Sul, diversos países da África, enfim, rodou o mundo! Claro, é importante lembrar que algumas alterações eram feitas pela VW, já que a demanda varia de país para país, tanto em questão de tecnologia como de adaptações às regulamentações locais.
O impacto do Passat na indústria automobilística
Até o lançamento do Passat, a VW, indústria alemã, trabalhava apenas com carros equipados com refrigeração a ar e tração traseira. Ou seja, o Passat chegou revolucionando a VW, já que contava com tração dianteira, motor arrefecido à líquido, um eixo de torção traseiro e raio de rolagem negativo na dianteira.
Estas mudanças abalaram a VW brasileira de tal forma, que diversos concessionários reclamaram, na época, do quão diferente o Passat era dos demais produtos da marca. Houve necessidade, inclusive, de mais treinamento para os mecânicos, que não estavam acostumados com as novas tecnologias. Era uma nova fase não somente para a VW no Brasil, mas para a VW em um nível mundial!
Diferentes versões do Passat
Com cinco décadas em produção, o Passat acumula mais de 8 gerações diferentes. São carrocerias sedan, perua e até mesmo hatch. Já sabemos que tudo começou com a versão B1, que recebeu sua primeira “plástica” em 1977. Foi quando adotou faróis maiores, retilíneos ao invés de redondos e com as luzes de seta junto dos faróis principais. É claro que várias outras transformações, além desta primeira, ainda seriam sofridas pelo nosso querido cinquetão ao longo de sua vida. Mas para facilitar, decidimos trazê-las em forma de lista! Conheça algumas outras versões do Passat:
Passat B2 (1981 a 1988)
Passat B3 (1988 a 1993)
Passat B4 (1993 a 1996)
Passat B5 (1997 a 2005)
Passat B6 (2005 a 2010)
Passat B7 (2010 – 2014)
Passat B8, oitava geração (2014 – Presente)
Clássico ou moderno, o cuidado é o mesmo!
Assim como o VW Passat fez (e continua fazendo) história, diversos outros clássicos ainda rodam orgulhosamente as ruas do Brasil e do mundo. Isto é fruto do empenho dos dedicados proprietários que sempre se preocupam em ter a melhor assistência e produtos para seus veículos. E é para consumidores exigentes e zelosos com seus veículos que a Centro Sul oferece diversos tipos de pneus e serviços automotivos!
Inclusive, aqui você encontra pneus para carros clássicos nacionais como Kombi, Fusca e Brasília, entre outros. Isto mesmo, são diversas alternativas de pneus disponíveis para você. Temos modelos de pneu 5.60-15, pneu 5.90-14, pneu 175/70R13, pneu 185/70R13 e muito mais. Passe agora mesmo na Centro Sul!
Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre
Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.
Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul
Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.