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O que saber antes de trocar o tamanho das rodas do carro

Trocar o tamanho das rodas do carro é mais do que uma questão de estética. Modificar este componente também afeta o desempenho, a dirigibilidade do veículo e, até mesmo, a segurança ao conduzir. Logo, antes de fazer esta modificação é importante que você entenda mais sobre os impactos que rodas de tamanhos diferentes tem sobre o seu carro. Para isto, preparamos este texto, que traz diversas informações para você fazer a melhor escolha. Siga conosco!

Do que são feitas as rodas de carro?

Existem duas principais matérias-primas para a fabricação de rodas automotivas, o aço e as ligas leves.

Começaremos falando das rodas de aço, mais comuns em modelos de veículos mais antigos ou que são utilizados no transporte de cargas pesadas. Rodas deste tipo, além de mais baratas, são também mais resistentes. Porém, por serem mais pesadas que as rodas de liga leve, afetam negativamente o consumo de combustível.

Já as rodas de liga são feitas de uma mistura de metais mais leves (por isto o nome), como o alumínio e o silício, por exemplo. Embora este tipo de roda seja menos resistente, tem maior apelo estético e são, logicamente, bem mais leves que as rodas de aço. Por isto que elas costumam ser mais utilizadas em veículos de passeio.

Carro com roda de liga leve
Carro com roda de liga leve – Foto: Divulgação

Como são feitas as rodas de carro?

Neste texto abordaremos como são fabricadas as rodas de aço, as rodas fundidas e as rodas forjadas. Cada processo tem suas particularidades e resultados específicos. Acompanhe abaixo o processo de fabricação dos diferentes tipos de rodas.

Processo de fabricação de rodas de aço

Após o tipo do aço ter sido escolhido, ele é cortado em folhas. Essas folhas passam por um novo processo de corte, que irá dimensioná-las de acordo com as peças que serão feitas. A próxima etapa é a estampagem, onde as folhas cortadas passam por prensas hidráulicas (ou mecânicas) que moldam o aço laminado, dando forma aos componentes da roda. Por fim, as diferentes partes produzidas pelas prensas são soldadas, formando a roda do carro.

Roda automotiva de aço
Roda automotiva de aço – Foto: Divulgação

Fabricação de rodas fundidas

Este é um processo de fabricação que normalmente produz as rodas de liga leve. Aqui diversos metais leves são derretidos sob altas temperaturas e, posteriormente, despejados em matrizes. As matrizes são uma espécie de molde, com o formato das rodas que estão sendo produzidas.

Como são fabricadas as rodas forjadas?

Este tipo de processo geralmente utiliza alumínio e dispensa o uso de soldas. Quando se fabrica rodas forjadas, um bloco de metal é esculpido utilizando máquinas de alta precisão. O produto final acaba sendo mais resistente, justamente por ser produzido a partir de uma peça maciça.

Em função do processo mais “artesanal”, estas rodas costumam ser mais caras que as convencionais. Rodas forjadas geralmente são utilizadas em carros esportivos ou de competição, já que apresentam maior precisão e durabilidade.

Rodas Flow Forming, modernas, leves e resistentes

Além dos tipos citados anteriormente, existem também as rodas Flow Forming. Elas são modelos mais modernos, feitas através da aplicação de pressão e calor no cilindro interno da roda, em rotação, após o processo de fundição. Isto faz com que o alumínio “estique” ao mesmo tempo que é comprimido. O resultado é uma roda mais leve e com maior resistência à tração.

Exemplo de roda Flow Forming
Exemplo de roda Flow Forming – Foto: Divulgação

Leia também: Aprenda com especialistas como conservar as rodas do seu carro

Como é definida a medida do aro?

O aro é a peça metálica que vai “dentro” do pneu, conectando-o ao eixo que recebe a tração do motor e move o veículo. O tamanho do aro é definido pelo diâmetro total da roda (onde o pneu deve ser encaixado), medido em polegadas. As medidas mais comuns para carros de passeio são de 13 e 15 polegadas, porém, diversos modelos utilizam rodas maiores como as de 17, 18, 19 e 22 polegadas.

A escolha do tamanho do aro é muito ligada ao conceito estético que o motorista deseja. Aliás, você sabia que em função da estética, adornos e tecnologias, existem rodas mais caras que um carro novo?

Relação entre a tala da roda e a largura do pneu

A tala da roda, também medida em polegadas, indica a largura máxima que um pneu pode ter para ser montado na roda em questão. Se fôssemos usar uma roda de 7 polegadas de tala em um carro, o pneu ideal para montar ali teria uma medida de 195 até 225 mm, por exemplo.

É importante respeitarmos a relação entre tala e largura do pneu para garantir um encaixe adequado quando o montamos na roda. Isto afeta diretamente a segurança ao dirigir o veículo. Se o pneu for largo demais para a roda, haverá maior instabilidade, podendo resultar até mesmo em acidentes. Já se o pneu for estreito demais para a roda, existe a possibilidade de danos no pneu e, até mesmo, que ele estoure!

Usar pneus mais largos proporciona alguma vantagem?

Normalmente, pneus mais largos são utilizados em veículos que carregam cargas pesadas ou que precisam trafegar em altas velocidades. Porém, não são somente eles que se beneficiam disto. Utilizar pneus mais largos traz as seguintes vantagens:

  • Maior conforto ao dirigir, já que proporcionam mais estabilidade;
  • Menos trepidações;
  • Mais resistência a impactos;
  • Aguentam mais peso.

Existem desvantagens em utilizar pneus mais largos?

Sim, utilizar pneus mais largos pode trazer desvantagens ao dirigir. A primeira delas é que, por ser mais largo, a banda de rodagem é maior, aumentando as chances de derrapagens em dias de chuva ou em pistas molhadas. Já a segunda desvantagem afeta o seu bolso. Pneus mais largos costumam ser são mais pesados, fazendo com que o consumo de combustível do veículo também aumente.

Rodas de um carro esportivo
Rodas de um carro esportivo – Foto: Divulgação

Impactos de utilizar rodas maiores no seu carro

Trocar o tamanho das rodas do carro é coisa séria. Ao utilizar rodas maiores você vai impactar a aceleração, velocidade final e a frenagem do seu veículo. Se o seu carro utiliza rodas aro 13 e pneus 175/70 R13 (medida que “combina” com a roda) mas você decide mudar para um aro e pneu maior, você ganharia velocidade final (em teoria), mas perderia aceleração.

Além disto, as marcações feitas pelo velocímetro e hodômetro estariam erradas! Elas acusariam uma velocidade menor do que você realmente está. Ou seja, você poderia acabar levando uma multa sem perceber.

Vantagens de utilizar rodas maiores no carro

  • Maior estabilidade (pouca mudança para carros de passeio);
  • Maior velocidade máxima (pouca mudança para carros de passeio).

Desvantagens de utilizar rodas maiores no carro

  • Maior consumo de combustível;
  • Menor capacidade de arrancada;
  • A direção fica “mais pesada”;
  • Forçam mais os componentes do sistema de suspensão.

Existem vantagens em utilizar rodas com aros menores?

Utilizar rodas menores não é algo usual, que está “na moda”. Aliás, rodas com aro 13 estão saindo do mercado, justamente por terem baixa demanda. Porém, existem algumas vantagens ao utilizar aros menores. Você teria mais conforto ao trafegar, maior dirigibilidade e menos ruídos. Isto acontece pois em aros menores o perfil do pneu é maior, com mais borracha lateral.

Trocar o tamanho das rodas do carro sempre acarretará em mudanças no desempenho. O ideal é ter calma e consultar profissionais que entendam do assunto antes de sair modificando seus pneus e rodas.

Tamanhos de referência para rodas de acordo com o tipo do veículo

Como existem diversos tipos de veículos diferentes, elaboramos esta pequena lista com tamanhos de referência para rodas de carros, veículos esportivos, SUV’s, veículos off-road, caminhões e caminhonetes. Acompanhe:

  • Veículos de passeio (carros comuns): rodas/aros entre 14 e 18 polegadas;
  • SUV e crossovers: rodas/aros entre 16 e 22 polegadas;
  • Caminhonetes e caminhões: rodas/aros entre 16 e 24 polegadas;
  • Carros esportivos: rodas/aros entre 18 e 22 polegadas;
  • Veículos off-road: rodas/aros entre 15 e 17 polegadas.

Onde encontrar pneus para diversos tamanhos de rodas

Bom, ficou claro que trocar o tamanho das rodas do carro altera muita coisa. Além disto, também podemos ver que existem diversos tipos e tamanhos de rodas e isto, logicamente, faz com que existam diversos tipos e tamanhos de pneus.

Mas na hora de escolher os pneus para o seu carro as coisas são muito mais fáceis. Para isto, basta visitar a Centro Sul Distribuidora de Pneus. Aqui nós temos pneus para diversos tamanhos de rodas e, a melhor parte, com qualidade e preços imbatíveis! Então entre em contato conosco pelo Whatsapp ou visite uma de nossas lojas para saber mais:

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
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Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

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Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
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Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

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