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Afinal, airbag e freios ABS são itens obrigatórios para rodar?

Afinal, airbag e freio ABS são itens obrigatórios para rodar?

Está circulando pelas redes sociais uma nóticia que diz que carros fabricados antes de 2014 não poderiam mais circular, que seriam apreendidos por falta de airbags e freios ABS. Mas pode ficar tranquilo, isto não passa de nóticia falsa, fake news! Acompanhe este post e entenda mais sobre itens que realmente são obrigatórios em um veículo.

O que são itens obrigatórios?

Hoje em dia os carros estão cada vez mais modernos, com mais tecnologias e dispositivos para auxiliarem o condutor e trazerem mais conforto para seus passageiros. Porém, muitos destes itens são mais do que luxo, confortáveis ou práticos, são itens obrigatórios!

Em 1998 o Conselho Nacional de Segurança de Trânsito implementou uma resolução (resolução 14/98) que determinou que uma série de equipamentos de segurança seriam obrigatórios para que o veículo circulasse. O objetivo era garantir que o condutor tivesse à sua disposição estes itens que ajudam a preservar e proteger todos os usuários das vias, sejam agentes de trânsito, pedestres, motoristas ou motociclistas. Ou seja, nenhum veículo pode sair da fábrica e chegar até as ruas sem tê-los.

Lavador de para-brisas – Foto: Divulgação

O que é e como funciona um Airbag

O Airbag, cuja tradução literal seria “bolsa de ar”, é um componente de segurança que tornou-se obrigatório nos carros brasileiros desde 2014. Este item, também conhecido como SRS (Supplemental Restraint System em inglês e Sistema de Restrição Suplementar no português), tem um funcionamento relativamente simples, mas extremamente eficaz.

Durante um impacto, diversos sensores que ficam espalhados dentro do carro (parte frontal, traseira, lateral e central) emitem um sinal eletrônico que ativa o airbag. Este sinal é recebido pela UCE (Unidade de Comando Eletrônica), que por sua vez, identifica em qual local do carro o impacto ocorreu e aciona o airbag correspondente. Durante esta ativação, bolsas de ar são infladas instantaneamente. Elas são responsáveis por suavizar o impacto e proteger condutores e passageiros.

Diversos airbags ativados no interior de um carro – Foto: Divulgação

O que é um freio ABS?

A sigla ABS significa Anti-lock Braking System, que em português seria traduzido para algo como “Sistema de frenagem antitravamento”. Esta tecnologia é capaz de reduzir a distância de parada em aproximadamente 30%. Ou seja, garante ao motorista mais tempo para reagir durante uma emergência. Você pode conferir o funcionamento do freio ABS através de uma pequena luz no painel do carro. Ela acende sempre que o sistema entrar em funcionamento (se ela se mantiver acesa, verifique com o seu mecânico, pode ser um problema).

Qual a diferença de um ABS para um freio “convencional”?

Os freios ABS contam com um sistema que controla e altera a intensidade durante uma frenagem. Este sistema atua em cada roda de forma individual e impede que elas travem. Ele verifica a pressão em cada roda, detectando a necessidade de um alívio de tensão para evitar o travamento. Imagine que você está dirigindo um carro com freios ABS e precise frear repentinamente. Neste momento, as rodas parariam, mas sem travar de forma brusca. Você ainda teria controle sobre o veículo e poderia efetuar manobras de emergência, caso fosse preciso.

Já em um carro com freios convencionais, sem ABS, durante uma frenagem brusca, as rodas travam. Ou seja, o carro é arrastado, derrapa. Isto faz com que o motorista perca o controle e não seja capaz de desviar de obstáculos e até mesmo, cause um acidente. Esta é a principal diferença entre os dois sistemas de frenagem.

Sistema de freio ABS – Foto: Divulgação

Saiba mais: 5 sinais de que você precisa trocar os pneus

Airbag e freio ABS são itens obrigatórios para rodar?

A partir de 1º de janeiro de 2014, as fábricas de carros do Brasil são obrigadas a equipar os veículos com airbags duplos frontais e sistema de freios ABS. Porém, isto não significa que carros que não possuam estes itens sejam proibidos de trafegar, muito menos que serão apreendidos. Esta notícia que está circulando por aí é falsa!

Embora a fabricação de carros sem estes itens seja ilegal (hoje em dia), a posse não e o tráfego não são. Da mesma forma que carros super antigos que não têm cinto de três pontos ainda podem rodar. Não existe qualquer projeto de lei e nem regra de trânsito que proíba a circulação destes veículos. A única questão que deve ser observada, é que ao conduzir estes carros é necessário um maior cuidado, justamente pela ausência destes itens de segurança. Este é o alerta feito pelo Ministério dos Transportes sobre o assunto.

Quais são os itens obrigatórios para um carro poder circular no Brasil?

Agora que vimos que esta notícia é falsa, ainda fica a pergunta: quais são os itens obrigatórios para um carro poder rodar aqui no Brasil? O CONTRAN determina que vários itens de segurança estejam presentes em um carro para que ele possa circular. Inclusive, na ausência destes (ou mau funcionamento), uma multa de R$195,23, 5 pontos na CNH e a retenção do veículo são previstas por lei. Desta forma o veículo só poderá voltar a rodar após a regularização.

Carro elevado por um macaco – Foto: Divulgação

Os itens obrigatórios, segundo o CONTRAN, são:

Motorista trocando um pneu – Foto: Divulgação

Então fica aí a dica, apesar da notícia falsa, a necessidade de cuidar dos itens de segurança do seu veículo é verdadeira! Aliás, você sabe como estão os pneus do seu carro? Mantê-los em bom estado e em dia evitam multas, acidentes e gastos extras. Passe agora mesmo na Centro Sul Distribuidora de Pneus. Temos diversas opções com qualidade e preço justo. Trabalhamos com pneus remoldpneus novos e importados, ambos com 5 anos de garantia contra defeito de fabricação. Nossos remolds são pneus com CERTIFICADOS NO INMETRO e com 5 anos de garantia contra defeito de fabricação.

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Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

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