Conhecer um pouco mais sobre os diferentes componentes do veículo pode ser um diferencial para que tudo corra bem durante uma viagem. E os pneus, únicos pontos de contato entre o veículo e o solo, estão entre os mais importantes. Pensando nisso, trouxemos neste post 10 fatos sobre pneus que todo motorista deveria saber.
A lista foi elaborada originalmente pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), mas aqui na versão da Centro Sul você vai encontrar links e informações adicionais para aprofundar seus conhecimentos sobre pneus. Confira!
1 – Reconhecer o desgaste dos pneus
Todos já ouvimos a expressão “pneu careca”, mas embora ela pareça cômica, o desgaste dos pneus é coisa séria. Trafegar com pneus desgastados prejudica a estabilidade do veículo, o que coloca em risco o motorista e todos os outros que utilizam as vias.
Conferir o TWI (Tread Wear Indicator, em inglês), pequenas saliências com 1,6 mm de altura presentes nos sulcos do pneu, é um dos sinais mais importantes para avaliar se está na hora de trocar o pneu. Caso a altura dos sulcos esteja próxima ou chegado a este indicador, troque o pneu. Vale sempre lembrar que a resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode até mesmo ser apreendido!
2 – Manter a calibragem em dia
Não subestime a importância de calibrar os pneus corretamente! A calibragem deve ser feita semanalmente, sempre a frio, seguindo as orientações do manual do veículo. A baixa pressão deixa a direção mais pesada. Além disso, pode aumentar o consumo de combustível e também o desgaste dos pneus. Eles ficam mais susceptíveis a danos e rompimentos por choque em buracos.
Já quando os pneus têm excesso de pressão, o desgaste é mais acentuado no centro da banda de rodagem. E isso pode resultar na perda de estabilidade em curvas. Por isso, quando for calibrar os pneus, aproveite para ajustar a pressão do estepe e verificar o seu estado. Os pneus devem estar prontos para serem usados.
3 – Evitar o excesso de peso
Um fato que é facilmente esquecido é que existe um limite de peso que os pneus podem aguentar. Estes componentes foram concebidos para suportarem índices de cargas específicos para cada modelo e aplicação.
O excesso de peso pode prejudicar, principalmente, a estrutura do pneu. Para evitar que isso aconteça, verifique as recomendações do fabricante do veículo. É importante não passar do seu limite e respeitar sempre a capacidade de carga dos pneus.
4 – Dar importância ao alinhamento das rodas
Solavancos e impactos causados por buracos ou obstáculos na pista podem acabar causando o desalinhamento da suspensão, o que resulta em desgaste irregular dos pneus e desalinhamento da direção. Um dos indicadores destes problemas é sentir o veículo puxando para um lado. Mas fique atento: mesmo que isso não aconteça, o ideal é revisar o alinhamento das rodas a cada 10 mil quilômetros rodados.
5 – Respeitar a validade do Balanceamento
Manter o balanceamento em dia é importante tanto para que você tenha mais conforto ao conduzir, quanto para aumentar a durabilidade dos componentes do seu carro. Não realizar o balanceamento (ou ter este serviço feito de maneira inadequada), pode ocasionar vibrações no veículo que, com o tempo, afrouxam os componentes e causam aqueles barulhos desagradáveis ao dirigir.
6 – Fazer o rodízio dos pneus
Com o passar do tempo, os pneus do veículo podem ter níveis diferentes de desgaste. Para compensar esse desequilíbrio, o rodízio de pneus deve ser realizado, sempre de acordo com as orientações do manual do veículo. Além de corrigir a diferença entre os pneus, o rodízio também melhora a estabilidade, especialmente em curvas e frenagens.
7 – Evitar produtos que atacam o pneu
Derivados de petróleo atacam a borracha dos pneus. Por isso, não estacione sobre poças de óleo e verifique se os produtos usados nas rodas têm alguns destes elementos. Seja na hora de lavar o seu carro, ou na hora de armazenar pneus, é sempre importante garantir que este tipo de produto químico não entre em contato com a borracha.
8 – Saber “ler” o pneu
Já reparou nas letras e números na lateral do pneu? Este conjunto alfanumérico é um código que contém informações sobre o próprio pneu como carga e pressão máxima, local e data de fabricação, limite de velocidade, dimensões, tipo de construção e modelo. Portanto, saber “ler” o pneu é extremamente importante, principalmente na hora de trocá-los!
9 – Escolher o pneu certo
Chegou a hora de trocar o pneu e você não sabe qual é o mais adequado? Consulte o manual do veículo. Lá pode encontrar o tamanho e os limites de carga e velocidade para que possa escolher o pneu certo. Além disto, cuide para não se deixar levar apenas pelo preço. Existem momentos em que o “barato sai caro”, portanto, confira o nosso post de como comprar pneus baratos com segurança e evite prejuízos!
10 – O que fazer com o pneu usado
Já que vai trocar o pneu, que tal ajudar o meio ambiente? Para descartar pneus velhos de forma correta, basta deixá-lo no ponto de venda na hora de adquirir um novo. Seus materiais podem ser usados para fabricar outros itens como asfalto-borracha, pisos de quadras esportivas e de playgrounds, bem como tapetes de borracha e solas de sapatos.
Curtiu este post? Então aqui vai uma dica bônus para você: para adquirir pneus com a melhor qualidade e pelo melhor preço, passe na Centro Sul Distribuidora de Pneus! Somos especialistas no assunto, por isto podemos ajudar você a encontrar o pneu ideal para o seu carro e para o seu bolso. Entre em contato conosco pelo Whatsapp ou visite uma de nossas lojas para saber mais:
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