Infelizmente, o risco sofrer furto ou roubo do carro acompanha muita gente nos dias atuais. Estas situações, além de desagradáveis, podem até mesmo ser perigosas, motivo pelo qual é extremamente importante que saibamos como reduzir as chances de passarmos por este tipo de experiência.
Neste texto, você vai encontrar dicas e informações valiosas para ajudar na proteção contra ladrões de automóveis.
Qual a diferença entre furto e roubo de carro?
Quando algum item que lhe pertence é levado, sem ameaças, hostilidade ou violência (seja física ou psicológica), se trata de um furto. Mas, se qualquer uma destas coisas ocorre durante o ato, seja uma intimidação que faça você temer por sua vida ou um ataque, o roubo (também chamado de assalto) é caracterizado.
Portanto, se você saiu para jantar em um restaurante e ao retornar para o estacionamento notou que seu carro sumiu, ele foi furtado e não roubado. Diferente de uma situação em que o criminoso lhe ameaça e exige que você entregue o seu veículo, ou seja, rouba o seu carro.
Carros mais visados pelos assaltantes
Muito embora qualquer carro possa ser roubado (ou furtado), existem modelos que são mais procurados pelos meliantes. Este tipo de informação pode ser levada em consideração na hora de adquirir um veículo, pois, afinal de contas, ela impacta tanto na sua segurança quanto no preço do seguro.
Confira a lista a seguir, elaborada com base nas informações fornecidas pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Modelos de carro com alto índice de roubos
- Volkswagen Gol
- Fiat Uno
- Chevrolet Onix
- Chevrolet Corsa
- Fiat Palio
- Ford Ka
- Hyundai HB20
- Fiat Siena
- Fiat Strada
- Toyota Hilux
Dispositivos de segurança contra roubos e furtos automotivos
Para ajudar você a se proteger de furto e roubo do seu carro, existem dispositivos de segurança que podem ser instalados no seu veículo, como alarmes, rastreadores e travas. Vamos tratar de cada um deles separadamente.
Tipos de alarme de carro
O sistema de alarme é o dispositivo de segurança mais popular entre os proprietários de automóveis. Quando dispara, pode emitir alertas sonoros e/ou visuais (ao piscar luzes de alerta) além de acionar outros tipos de medida de segurança. Isto serve para que o proprietário seja alertado de que alguma ação indevida pode estar acontecendo e até mesmo para inibir a ação dos ladrões.
Existem diversos tipos de alarmes automotivos. Cada sistema possui suas particularidades, como maneiras distintas de serem disparados e diferentes formas de reação (emitir som, luz ou acionar travas específicas, por exemplo). É importante você saber um pouco mais sobre cada tipo de alarme para que consiga escolher qual o melhor para instalar em seu veículo!
Alarme perimétrico
Este tipo de alarme monitora a abertura indevida das portas do carro. É comum em veículos 0 km e emite um alarme sonoro e/ou visual quando disparado. É importante mencionar que porta-malas ou capô do veículo nem sempre são monitorados por este sistema. Além disto, por ser apenas perimétrico, ele não detectará movimentos, como por exemplo, vidros quebrados.
Alarme volumétrico
O alarme volumétrico funciona através de sensores ultrassônicos que emitem ondas sonoras. Com isto é possível que o sistema note movimentações no interior do carro. Portanto, caso alguém entre no veículo, ou quebre um vidro, o alarme é disparado e emitirá sons e/ou luzes.
Sensor de movimento adaptado
Esse sistema de segurança se utiliza do acelerômetro (comum em carros fabricados hoje em dia), acessório que informa sobre inclinação, movimento do veículo ou aceleração. Quando o alarme “conversa” com o acelerômetro, mesmo que alguém tentasse furtar seu carro utilizando um guincho, haveria o disparo do sistema de segurança. Afinal, o acelerômetro indicaria movimento do carro quando não deveria haver nenhum.
Bloqueador de freios e parte elétrica
O nome pode até sugerir algo ultra moderno, mas na verdade este é um dos sistemas mais antigos. Este tipo de alarme funciona através de uma tetra-chave. Ou seja, quando o proprietário do carro aciona o dispositivo, toda a parte elétrica do automóvel é desligada! Portanto, caso o ladrão consiga ligar e dirigir o carro, na primeira vez que os freios forem acionados, eles travarão, impedindo que o criminoso siga viagem.
Leia também: quais os problemas de deixar o carro no sol
Rastreadores
Dentre os diferentes sistemas de segurança, os rastreadores (GPS) estão entre os mais eficientes. Além do mais, você ainda pode ter outros tipos de alarme junto com este dispositivo. Ou seja, um verdadeiro combo de proteção para o seu automóvel. O porém é o preço de instalação e da mensalidade cobrada pela empresa responsável por monitorar seu carro 24 h por dia.
Como rastreadores (GPS) ajudam na recuperação de veículos
No caso de um eventual furto e roubo do seu carro, basta que você faça um telefonema para a central de monitoramento. Com este aviso do proprietário, a empresa desligará de forma remota o carro, independente da sua localização! Depois disto um alarme sonoro é ativado e a polícia é acionada para localizar o veículo. Ou seja, seguro, prático e eficiente.
Travas de volante são seguras?
As travas de volante são acessórios que podem ajudar a proteger o seu carro de uma forma prática e simples. Este dispositivo mecânico é fixado ao volante, impedindo que o mesmo seja movido, dificultando bastante o roubo ou furto do seu carro.
Além de sua simplicidade e praticidade, as travas de volante também são uma alternativa acessível em termos de valores. Você pode encontrá-las em diferentes tamanhos, modelos e preços, o que permite que você encontre aquela que mais se adapta ao seu estilo de vida e veículo.
Dicas para evitar furtos e roubo do seu carro
Ter dispositivos de segurança instalados é muito importante, sem sombra de dúvidas. Mas além disto, não podemos subestimar o valor que medidas preventivas têm na hora de evitar furtos e roubos de carros. Por isto, preparamos uma pequena lista contendo dicas de como agir para que os riscos destes crimes sejam diminuídos e, consequentemente, você possa ter mais segurança para aproveitar seu veículo. Acompanhe:
Observe os arredores
Sempre que você for estacionar, verifique os arredores com muita atenção e cuidado. Caso sinta, ou note, que algo parece suspeito, afaste-se do local! É muito melhor dar uma volta a mais na quadra do que precisar ir às pressas até a delegacia, não é mesmo?
Mantenha a distância entre veículos
Não é apenas uma dica que evita acidentes. Manter um espaço entre o seu carro e os demais veículos, seja em um semáforo vermelho, estacionando ou trafegando, ajuda você a ter um maior campo de visão. Isto permite que você fique mais alerta e veja melhor o que está acontecendo na estrada, nas ruas e estacionamentos.
Não deixe pertences à mostra
Nunca deixe seus pertences, sejam moedas, bolsas, mochilas, celulares, caixas ou qualquer outra coisa, sobre bancos ou painéis do carro. Por mais que películas automotivas possam dificultar a visão do que está no interior do veículo, é melhor não arrisca. Qualquer objeto pode servir de “convite” para bandidos, que ao observá-los, podem tentar um furto ou roubo. O ideal é guardar tudo no porta-malas, porta-luvas ou sob os bancos, caso não possa levar com você.
Prefira estacionamentos pagos
Sim, não costumam ser baratos, mas ainda assim, é melhor do que o prejuízo de um vidro quebrado ou o acionamento do seguro. Procure por estacionamentos de confiança, com uma estrutura adequada e evite deixar seu carro sob os cuidados dos “flanelinhas”.
Evite adesivos
Entendemos que personalizar o carro é algo divertido, uma maneira de nos expressarmos e darmos mais a “nossa cara” para o que é nosso. Mas, infelizmente, isto também serve para que criminosos tenham mais informações sobre você e os passageiros do seu carro.
Adesivos podem revelar para os bandidos pistas sobre a sua rotina e, até mesmo, sua família (como no caso dos adesivos de “bebê a bordo”).
Não fique esperando dentro do carro
Permanecer dentro do veículo com ele estacionado não é algo muito seguro. Se você estiver esperando por alguém, ou por alguma coisa, evite ficar olhando para o celular ou se distraindo com o rádio. É importante estar sempre alerta, prestando atenção aos arredores.
O melhor seria trancar o carro e esperar em um local seguro, de onde você pode observar o veículo estacionado. Afinal de contas, bandidos podem achar que alguém sozinho e distraído dentro do carro é uma presa fácil!
Entre, tranque as portas e siga seu rumo
Nunca deixe para arrumar a aparência, verificar mensagens ou qualquer outra atividade que além de distrair você, lhe torne vulnerável a possíveis criminosos. O ideal é que, ao entrar no carro, você tranque as portas imediatamente, aperte os cintos e siga viagem!
Cuidado ao dirigir com as janelas abertas
Existem dias em que temos vontade de desligar o ar-condicionado do carro e dirigir com as janelas abertas para sentir a brisa. Porém, é importante entender que isto pode ser perigoso, principalmente destro de cidades. Criminosos podem se aproveitar que você está com as janelas abertas e tentar um assalto! Portanto, tenha cuidado, especialmente quando se está parado em sinais vermelhos ou estacionado.
Não deixe suas chaves à vista
Nunca fique manuseando ou mostrando as chaves do seu carro na rua. Isto pode despertar o interesse de assaltantes que estão procurando por sua próxima vítima. Portanto, pegue suas chaves apenas quando for necessário e evite deixá-las dando sopa em cima de mesas, balcões ou locais onde elas possam ser vistas.
Acertaram seus vidros? Não pare!
Não é incomum que assaltantes arremessem pedras, ou até mesmo ovos, nos vidros dos carros que pretendem roubar, seja para desnortear, deixar vulnerável ou até mesmo prejudicar a visibilidade do condutor. O que eles pretendem com isto é justamente forçar a sua parada para que possam cometer um crime. Portanto, caso isto aconteça, mantenha a calma, não pare e siga para o mais longe que puder do local.
A vida em primeiro lugar
Estar ciente de como melhor proteger o seu veículo é muito importante. Sabemos que nos dias de hoje as coisas não são tão simples e, infelizmente, situações desagradáveis podem acontecer. Por isto é importante manter em mente que o mais valioso de tudo é a sua vida e a sua segurança. Portanto, nunca reaja ou tente revidar durante um assalto! As consequências podem ser fatais.
Segurança ao conduzir
Além dos dispositivos de segurança que abordamos ao longo do texto até agora, existem outros componentes que também são fundamentais para que a sua viagem termine sempre bem: os pneus do seu carro! Nunca subestime a importância de ter pneus em boas condições. Afinal, eles são determinantes na hora de ajudar a evitar acidentes e manter a segurança de todos nas ruas e estradas.
Quando precisar de ajuda para manter os pneus do seu veículo em dia, passe na Centro Sul Distribuidora de Pneus. Aqui nós temos pneus para diversos tamanhos de rodas e, a melhor parte, com qualidade e preços imbatíveis! Então entre em contato conosco pelo Whatsapp ou visite uma de nossas lojas para saber mais:
Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre
Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.
Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul
Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.