Os espelhos automotivos são um dos equipamentos de segurança mais importantes do veículo. Eles são responsáveis por proporcionar um campo de visão aumentado ao motorista, possibilitando que o trânsito seja constantemente monitorado, o que ajuda a prevenir acidentes e auxilia na hora de manobrar e estacionar o veículo. Hoje vamos falar sobre como regular os retrovisores para que você tenha mais segurança e facilidade na hora de dirigir e estacionar seu carro. Assim você evita aquelas raspadas desagradáveis no meio-fio que, inclusive, podem danificar as rodas e até mesmo rasgar pneus!
Entendendo os espelhos retrovisores
A primeira coisa que é importante reforçamos, é a função dos espelhos retrovisores. Eles são equipamentos de segurança presentes em diferentes partes do veículo. Geralmente, são dois nas laterais externas e, no caso de automóveis e alguns utilitários, um no interior, fixado no vidro da frente.
A fixação dos retrovisores pode variar de acordo com o tipo e tamanho dos veículos. Se formos observar os retrovisores responsáveis por mostrar as laterais de um ônibus, vamos notar que eles estão fixados nas extremidades frontais do veículo. Diferente de carros de passeio que possuem estes espelhos fixados nas laterais.
As diferenças de acordo com o tamanho e tipo do veículo não modificam apenas a área de fixação, mas também como regular os retrovisores, o tamanho e a curvatura dos espelhos. Que por sinal, é outra coisa que muita gente não sabe. Os espelhos retrovisores não são planos, mas sim curvados em um formato esférico convexo. A curvatura de um espelho é justamente o que determina o tamanho do reflexo que ele mostrará. Por isto que às vezes, em veículos de grande porte, vemos aqueles pequenos “mini-retrovisores” circulares fixados nos retrovisores laterais.
Ou seja, tanto o local de fixação quanto o tamanho e formato, são planejados de acordo com a necessidade de um reflexo mais amplo e maior para que a segurança seja garantida. Resumindo, os retrovisores servem para que o condutor enxergue a maior parcela possível de tudo que está ao seu redor, da maneira mais rápida e prática possível.
Tipos de retrovisores
Além das diferenças que tratamos no item anterior, existem outras que não dependem tanto do tamanho e tipo do veículo, mas sim da tecnologia que ele emprega em sua fabricação. Alguns retrovisores, por exemplo, são retráteis, o que possibilita ocuparem menos espaço e evitarem pequenos acidentes de estacionamento, podendo, inclusive, ter a função de rebatimento automático ao desligar o carro.
Outros, por sua vez, apresentam luzes de alerta (o famoso “pisca”) que ajudam a indicar para que direção o condutor pretende convergir ou, até mesmo, para sinalizar situações de risco ou falha mecânica. Alguns espelhos automotivos possuem até sistema que desembaça os espelhos e evita acúmulo de gotículas d’água.
Existem outros tipos de retrovisores que podem dispor de funcionalidades adicionais, como os retrovisores com memória integrada e os retrovisores fotocrômicos. Geralmente podemos encontrar estas tecnologias em carros mais luxuosos e mais atuais. De maneira geral, estas modernidades têm como objetivo facilitar ainda mais a vida do motorista.
Retrovisores com memória integrada
Este tipo de espelho retrovisor possui um dispositivo de memória integrada que, como o nome sugere, memoriza as posições de ajuste dos espelhos. Sempre que o condutor liga o veículo, o dispositivo auxilia na regulagem, o que poupa tempo e traz mais praticidade. Aliás, este dispositivo pode, por vezes, “decorar” ajustes de mais de um motorista. Ou seja, se o carro é utilizado por mais de uma pessoa, a hora de regular os retrovisores seria mais prática para cada um deles.
Retrovisores com sensor de ponto cego
Já os retrovisores com sensor de ponto cego focam mais na segurança do que na praticidade. Estes espelhos possuem uma tecnologia que ativa um sinal sonoro e luminoso sempre que um objeto está no ponto cego do motorista. Isto é fundamental para auxiliar em momentos de ultrapassagem ou quando estamos saindo de uma vaga de estacionamento na rua. Este alerta ajuda a evitar colisões com quem se aproxima pelos ângulos que os espelhos não conseguem refletir, ou com outros objetos (como pilares de estacionamento, por exemplo) que possam estar naquele pontinho que não conseguimos ver de dentro do carro!
Retrovisores fotocrômicos
Por último, vamos falar dos retrovisores fotocrômicos. Este tipo de retrovisor possui uma tecnologia que permite o escurecimento da lente quando uma luz forte incide sobre ela. Ou seja, se alguém com faróis altos se aproximar e os retrovisores captarem esta luz forte, ele escurecerá automaticamente. Isto permite que o motorista não fique ofuscado ou perca a visibilidade enquanto dirige. Mais uma tecnologia que visa a segurança nas estradas.
Como ajustar o retrovisor adequadamente
Conhecer mais sobre os tipos de espelhos automotivos é interessante, mas o mais importante é saber como regular os retrovisores adequadamente. Um espelho que não esteja devidamente posicionado pode propiciar colisões, raspadas com o meio-fio ou, até mesmo, cooperar para que um acidente ocorra.
Lembre-se sempre que cada pessoa deve ajustar os espelhos de maneira que fique bom para si. Afinal, cada um de nós tem uma altura e postura diferente ao dirigir, ambos fatores determinantes na hora de posicionar os retrovisores. O objetivo é garantir que os espelhos cubram o máximo possível do campo de visão do motorista.
Confira o passo-a-passo de como ajustar os espelhos automotivos:
1. Ajuste a sua postura
O primeiro passo na hora de regular os retrovisores é observamos a própria postura quando estamos sentados ao volante. Nossos pés precisam alcançar o fundo dos pedais. Já nossos punhos precisam alcançar a parte superior do volante, com o braços semiflexionados. Por fim, é importante que nossas costas estejam bem apoiadas e repousadas no banco do veículo. Depois disto é hora de observar se os espelhos estão de acordo com o seu campo de visão. Caso não estejam, siga para o passo número dois.
2. Ajustando os retrovisores laterais
O ajuste dos espelhos é iniciado pelos retrovisores laterais. Posicione os espelhos externos de maneira a atingir a abertura máxima (é como se estivéssemos dando um “reset” na posição). Depois, lentamente vá fechando o ângulo até que apareça apenas uma “fatia” da parte traseira do veículo refletida neles. Quando você conseguir enxergar uma parte da maçaneta da porta traseira, pare.
Dizem os especialistas que os retrovisores laterais devem refletir a parte lateral do carro de maneira que ela ocupe em torno de 10% do espelho. Os outros 90% devem mostrar as faixas que se localizam em cada lado do automóvel.
Outra recomendação é que você nunca toque nos espelhos para ajustá-los. Isto acaba deixando manchas que produzem reflexos quando se dirige no período da noite.
Agora vamos a uma dica de regulagem dos retrovisores para ajudar a não raspar no meio-fio. Na hora de estacionar, deixe os retrovisores laterais ligeiramente mais baixos, de forma que consiga enxergar o meio-fio na hora de estacionar. Assim você evita arranhar as rodas do carro ou até mesmo rasgar os pneus. Mas lembre-se de não deixar baixo demais, é preciso que o fim da estrada esteja sempre no seu campo de visão. E, na hora de sair da vaga, lembre-se de deixá-los novamente na posição ideal para dirigir!
Como ajustar o retrovisor interno
A coisa mais importante ao regular o retrovisor interno é cuidar para que você “enquadre” o máximo possível da estrada no reflexo do espelho. O ideal é que você consiga enxergar o vidro traseiro do seu carro e o mínimo possível dos bancos de trás. O objetivo é que o condutor consiga ver a estrada sem precisar levantar ou abaixar a cabeça.
Caso você tenha 1,80 m (ou mais) de altura, a dica é abaixar levemente o retrovisor. Assim você amplia a parte inferior do espelho e consegue diminuir um ponto cego que acaba incomodando motoristas mais altos. Fora isto, é importante lembrar que a função deste equipamento de segurança é mostrar o trânsito. Sabemos que monitorar os filhos no banco de trás também é uma preocupação, mas para isto é melhor instalar mini espelhos.
Raspou o pneu no meio-fio? E agora?
Caso isto aconteça, o mais importante é verificar o estado do pneu depois de estacionar. Se você notou que ele apresenta algum tipo de deformação como bolhas ou rasgos, por exemplo, recomendamos que você passe na Centro Sul o quanto antes. Assim poderemos avaliar se existe a possibilidade de reparo ou se o mais indicado é trocar o pneu para evitar que ele estoure ou acabe furando. E, se por ventura você acabar raspando a roda no meio-fio, temos um post sobre como conservar as rodas do carro que explica o que pode ser feito.
Assim como os retrovisores são equipamentos de segurança super importantes, o pneu é outro componente que é determinante na hora de garantir a segurança, o desempenho e até mesmo a economia ao conduzir. Para garantir que seu veículo tenha os melhores pneus, pelos melhores preços, passe aqui na Centro Sul ou nos mande um Whatsapp. Conosco você garante os melhores produtos e serviços especializados para pneus.
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