Escolher os melhores pneus para um reboque é crucial para garantir segurança e desempenho ao transportar cargas. Neste guia, exploraremos esta e muitas outras características e necessidades específicas para utilizar este tipo de veículo. Assim você fica por dentro das condições de uso e itens necessários. Isto ajudará você a tomar decisões para garantir viagens seguras e sem problemas. Acompanhe!
Reboque e carretinha são a mesma coisa?
Essencialmente, sim. O nome “reboque” é como a carretinha é nomeada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Trata-se de um veículo de carga independente, que não possui meio próprio de tração, utilizado para carregar volumes que excedem a capacidade do porta-malas ou da caçamba do automóvel. Para condutores que costumam precisar de mais espaço para transportar volumes, é uma alternativa extremamente prática!
Quais os tipos de reboque/carretinha?
Antes de pensar em escolher os pneus para reboque, é importante analisar qual o tipo de reboque seria o mais adequado para você. Afinal de contas, se você for trafegar em estradas não pavimentadas e ambientes rurais, precisará de pneus resistentes e com boa tração em vias terrosas ou com pedras soltas. Porém se o seu uso for mais urbano, pneus que se adequem mais ao asfalto serão mais indicados. Ou seja, os pneus devem acompanhar o tipo de uso que será feito do veículo.
Como as necessidades de cada condutor são diferentes, é apenas natural que existam diversos tipos de reboques. Preparamos uma pequena lista com alguns deles, assim você pode entender melhor quais são as finalidades de cada tipo. Confira:
- Reboques de carga: podem ser abertos ou fechados, esta característica varia de acordo com o tipo da carga transportada. De maneira geral, costumam ser utilizados para transportar mercadorias e equipamentos mais pesados. Flatbeds, drop deck e lowboy são alguns exemples de reboques de carga.
- Reboques de viagem: normalmente os reboques de viagem são utilizados para atividades de lazer. Costumam apresentar espaços como dormitórios, banheiros e cozinhas, por exemplo. Um exemplo deste tipo de reboque são os trailers.
- Reboques para carros: quando um veículo não pode ser conduzido, é a vez dos reboques para carros brilharem. Este tipo de veículo pode ser de plataforma ou de reboque mesmo, a depender da forma como o carro é carregado no reboque. Outra variedade de reboque para carros são as chamadas “cegonhas” ou cegonheiros, que têm capacidade de transportar vários veículos ao mesmo tempo.
- Reboques agrícolas: conforme o próprio nome indica, este tipo de veículo é utilizado para transportar produtos ou equipamentos que serão utilizados em atividades agrícolas, como colheitadeiras, por exemplo.
- Reboques de animais: outro veículo cujo nome é indicativo de sua finalidade. Os reboques para animais possuem compartimentos individuais que são utilizados para transportar cargas vivas como cavalos, por exemplo. Estes veículos precisam ter sistema de ventilação e iluminação adequados para tal função.
Itens obrigatórios em um reboque ou carretinha
Não é surpresa que reboques/carretinhas precisam se adequar ao CTB, não é mesmo? Por mais práticos que sejam, é preciso mais do que simplesmente acoplá-los em seu carro e sair por aí. Além dos pneus, existem outros itens imprescindíveis para que você seguir viagem. Estamos falando das demandas legais que precisam ser cumpridas para que você possa trafegar com um reboque acoplado em segurança e sem correr riscos de estar cometendo alguma infração de trânsito. Afinal, caso o veículo não esteja de acordo com as exigências, existe a possibilidade de multa e pontuação na CNH.
Itens obrigatórios para reboques ou carretinhas:
- Lanternas traseiras na cor vermelha
- Luzes de freio na cor vermelha
- Setas indicadoras de direção traseiras
- Faixas refletivas vermelhas e brancas nas laterais e na traseira
- Para-choque traseiro
- Protetores das rodas traseiras
- Freios de estacionamento e de serviço
- Placa de identificação traseira com iluminação
Que tipos de veículos podem acoplar um reboque?
Segundo Resolução do Contran, apenas veículos que tenham capacidade máxima de tração em suas especificações, aquelas declaradas pelo fabricante ou importador, podem ter um reboque acoplado. Caso você tenha dúvidas, basta consultar o manual do seu veículo. Na eventualidade de um condutor não respeitar a Resolução, ele poderá ser enquadrado no inciso XII do Art. 230 do CTB. A infração é de natureza grave e além de render multa e pontos na CNH, ainda acarreta apreensão do veículo até que ele seja regularizado. Ou seja, o prejuízo será grande!
Portanto, para que o veículo possa trafegar com um reboque acoplado é preciso:
- CNH categoria B para veículos cujo peso total bruto for de até 3.500 kg;
- CNH categoria C para veículos cujo peso total bruto for de até 6.000 kg;
- Declaração do fabricante ou importador que ateste a capacidade de tracionar do veículo;
- Engate fabricado por empresa homologada pelo Inmetro.
O que é preciso para instalar um reboque?
Caso seu veículo esteja dentro das normas do Contran e você esteja devidamente habilitado, é preciso que você tenha um engate adequado para acoplar o reboque. Ou seja, da mesma forma que o carro precisa ser adequado, o engate também precisa seguir determinações específicas. Confira a lista abaixo:
- Esfera maciça apropriada para o engate do reboque;
- Não apresentar superfícies cortantes ou pontas;
- Tomada elétrica para conexão entre veículo e reboque;
- Iluminação;
- Área para fixação de corrente de segurança e plaqueta inviolável com o nome da fabricante;
- CNPJ;
- Identificação do registro do Inmetro;
- Referência à Resolução 197 do Contran;
- Modelo do veículo ao qual se destina;
- Capacidade máxima de tração.
Cuidados ao conduzir com um reboque acoplado
Além dos pneus, a segurança também depende da forma como você irá conduzir um carro com um reboque acoplado. Lembre-se, esta é uma experiência diferente e que requer muita atenção e cuidado. Afinal de contas, o reboque afeta toda a dinâmica do automóvel. Por isto preparamos uma listinha com alguns pontos que devem ser observados para que você conduza com maior segurança e dentro da lei.
- Ultrapassagens: a primeira coisa que é importante lembrar é que na hora de ultrapassar, a retomada do seu veículo não será mais a mesma. Ele estará mais pesado em função do reboque e por isso tem seu desempenho afetado.
- Curvas: outro ponto que demanda mais atenção são as curvas. Quando você conduz com um reboque acoplado, vai sentir que a traseira do carro está mais “solta” durante as curvas. Por isto reduza a velocidade e evite mudanças bruscas de direção.
- Limites de velocidade: aproveitando que abordamos a questão da velocidade, é importante lembrar que quando você está com um reboque acoplado, seu carro passar a ser considerado um veículo de carga. Ou seja, dependendo da via em que você está conduzindo será preciso seguir um limite de velocidade específico para veículos pesados, por exemplo.
- Documentação e registro: por fim, é importante ressaltar que o reboque/carretinha precisa ser registrado no Detran para que o condutor tenha sempre em mãos o CRV (Certificado de Registro do Veículo), o CRLV Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo e, é claro, placa e IPVA em dia.
Como saber qual o índice de carga de um pneu
Como é comum que os reboques precisem transportar muito peso, é importante que os pneus sejam adequados para esta finalidade, caso contrário, é possível que o pneu estoure ou seja avariado. E todos sabemos que isto, infelizmente, pode ocasionar acidentes! Portanto, preste atenção e confira sempre o índice de carga dos pneus. Os índices costumam variar de 130 (suporte para até 1.900 kg) a 199 (suporte de até 13.600 kg).
O número que corresponde ao índice pode ser encontrado no código que fica na lateral do pneu, junto com outras informações importantes. Normalmente, os dois últimos números deste código (que costuma terminar em uma sequência de dois números e uma letra) indicam o índice de carga máxima. Já a letra, que é o último dígito, determina a velocidade máxima suportada pelo pneu. Confira abaixo uma tabela onde tudo isto fica mais claro:
Qual pneu escolher para reboque
Como já ficou claro, conduzir um carro com reboque acoplado é algo que precisa ser feito com cuidado e requer uma série de precauções. Uma das mais importantes é saber qual pneu adquirir para o reboque/carretinha. Para isto você precisa ter em mente as seguintes coisas:
- Assegurar que o pneu tenha medida compatível com o veículo;
- Garantir que o índice de carga máxima do pneu suporte a carga pretendida e não ultrapasse as resoluções do CONTRAN sobre carga máxima por eixo;
- Se certificar de que o pneu seja apropriado ao tipo de estrada em que o veículo trafegará;
- Procurar por produtos de qualidade, com selo do Inmetro.
Pode parecer muita coisa, mas não se preocupe, você pode cobrir todos estes pontos e tirar qualquer outra dúvida que tiver com a equipe de profissionais da Centro Sul! Venha nos visitar ou nos mande um Whatsapp e garanta os melhores produtos e serviços especializados para pneus! Confira abaixo os endereços de nossas lojas:
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