Manter seus pneus calibrados corretamente é um tópico essencial não só quando falamos de segurança, mas também quanto o assunto é durabilidade e economia. Siga conosco que vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre calibragem de pneus. Falaremos sobre as vantagens de manter este serviço em dia, sobre a forma correta de calibrar e, até mesmo, sobre algumas dúvidas famosas acerca do assunto. Confira!
O que é pressão de inflação (calibragem)?
A pressão de inflação se refere à pressão de ar interna de um pneu. Quando calibramos os pneus dos nossos veículos, estamos modificando esta pressão interna, seja aumentando-a ou diminuindo-a. Para que possamos controlar esta pressão de inflação de forma mais apurada, a unidade de medida mais utilizada aqui no Brasil é a PSI.
A sigla PSI significa Pound per Square Inch, que ao traduzirmos do inglês para o português quer dizer “Libras por Polegada Quadrada”. Esta unidade se refere à resultante de uma força aplicada em uma área de uma polegada quadrada. A PSI é a unidade padrão das indústrias inglesas e americanas quando se trata de medida de pressão.
A importância da calibragem correta dos pneus do veículo
O pneu é o item que faz o contato do veículo com o solo, que promove aderência à pista. Por esta razão os pneus são uns dos maiores responsáveis pela segurança dos motoristas e passageiros. Manter os pneus calibrados ajuda na tração, suspensão, transmissão, direção e frenagem do veículo.
Além destes benefícios, a durabilidade dos pneus também é diretamente influenciada pela calibragem, visto que, quando a mesma está incorreta, acaba ocasionando um desgaste irregular dos mesmos. Já no quesito economia de combustível, quando mantemos a pressão correta de ar nos pneus, é necessário uma força menor para que o carro trafegue. Ou seja, em função disto é possível observar um menor consumo de combustível.
A calibragem incorreta prejudica o veículo?
Calibrar os pneus do seu veículo de forma errada pode causar diversos problemas ao próprio pneu ou ao veículo. Acompanhe a seguir uma pequena listagem de malefícios provenientes de calibragem equivocada. Note que mais parece uma coletânea de possíveis dores de cabeça e perceba o quão importante é dedicar sua atenção a este procedimento.
Problemas ao calibrar os pneus de forma errada
- Perda de aderência;
- Redução da vida útil do pneu em até 20%;
- Deslocamento do pneu da roda;
- Um aumento aproximado de 10% no consumo de combustível;
- Possíveis danos e redução da vida útil do sistema de suspensão e da caixa de direção;
- Instabilidade do veículo em curvas;
- Aumento na distância de frenagem.
Como realizar a calibragem corretamente?
Se você tem dúvidas sobre como calibrar os pneus, este item é para você!
A primeira dica é: quando você for calibrar os pneus do seu veículo, é importante que eles estejam frios. Isto ajuda você a realizar uma calibragem adequada e mais eficiente. Afinal de contas, o calor afeta diretamente as propriedades da borracha, fazendo parecer que os pneus estejam mais cheios do que na realidade estão.
A sugestão é evitar rodar mais do que 3 km antes de parar para fazer a calibragem dos pneus. Porém, se por ventura você já tiver percorrido uma distância maior do que esta, o recomendado é que você aguarde uns minutos para que os pneus esfriem um pouco. Outra alternativa é calibrar os pneus com 2 a 3 libras a mais do que o recomendado. Assim você compensa a dilatação da borracha pelo calor.
O recomendado é que você realize a calibragem uma vez por semana ou, pelo menos, uma vez a cada 15 dias.
Onde encontrar a pressão correta para os pneus do seu veículo?
Essa informação normalmente pode ser encontrada no manual do veículo. Em alguns casos, também é encontrada no lado de dentro da tampa do combustível ou na parte interna da carroceria, mais precisamente, na porta do condutor/motorista.
Para ajudar você, preparamos uma lista com a pressão que deve ser utilizada nas principais medidas de pneus:
- Pressão pneu aro 13 passeio: 32 psi
- Pressão pneu aro 14 passeio: 32 psi
- Pressão pneu aro 14 carga (185 R14C): 45 psi
- Pressão pneu aro 14 carga (195 R14C): 65 psi
- Pressão pneu aro 15 passeio: 32 psi
- Pressão pneu aro 15 passeio (185/55 R15; 195/50 R15; 205/60 R15; 205/65 R15; 205/70 R15): 35 psi
- Pressão pneu aro 15 camionete (235/75 R15): 38 psi
- Pressão pneu aro 15 carga (205/70 R15; 225/70 R15): 65 psi
- Pressão pneu aro 16 passeio: 35 psi
- Pressão pneu aro 16 camionete (215/65 R16; 235/60 R16): 33 psi
- Pressão pneu aro 16 camionete (235/70 R16; 245/70 R16; 265/75 R16): 40 psi
- Pressão pneu aro 16 carga (205/75 R16): 70 psi
- Pressão pneu aro 17 passeio: 38 psi
- Pressão pneu aro 17 camionete (225/65 R17; 235/60 R17): 38 psi
- Pressão pneu aro 17 camionete (265/65 R17): 40 psi
Pneu parado murcha? Descubra se isto é verdade ou mito
Todos nós já nos perguntamos isto, não é mesmo? Quem é que nunca teve a desagradável surpresa de se deparar com pneus murchos mesmo sem ter trafegado por um bom tempo? Você tem a certeza de que não se trata de um furo ou qualquer coisa parecida, afinal de contas, faziam dias que o carro estava quietinho na garagem. Mas a verdade é que isto não é ilusão ou mito. Pneus podem murchar mesmo com o veículo parado!
Por que pneus que não estão furados, ou com a válvula aberta, vazam?
Como já mencionamos antes, os pneus são o ponto de contato do seu veículo com o solo. Isto acaba por ser a causa deste “esvaziamento misterioso”. Em função das mudanças de temperatura que ocorrem naturalmente ao longo dos dias, a borracha sofre algumas alterações. Em dias muito quentes, ela expande. Em dias muito frios, ela se contrai. Este constante movimento faz com que as moléculas de ar escapem pouco a pouco. Ou seja, os pneus vão murchando mesmo sem estarem furados ou com a válvula aberta.
E sabem o que é mais curioso? Em dias de temperaturas mais baixas, estas alterações de pressão podem acontecer ainda mais seguido!
Como evitar que os pneus do carro murchem?
Uma das formas de você evitar que os pneus do seu carro murchem mesmo ele estando parado é calibrando de forma preventiva. Quando você realiza a calibragem com frequência, você reduz os impactos que as variações de temperatura têm sobre a pressão interna dos pneus. Além de evitar que eles murchem tanto, manter este procedimento em dia também ajuda a aumentar a vida útil dos pneus.
Fora isto, é sempre bom verificar se as válvulas de cada um dos pneus está devidamente fechada e livre de danos. Caso aquela pequena tampinha não esteja dentro dos conformes, é possível que a vedação esteja comprometida. Isto pode fazer com que exista uma entrada de fuligem e demais contaminantes para a parte interna do pneu, o que pode comprometer tanto a calibragem quanto o próprio pneu em si.
Calibragem de nitrogênio
Existe uma opção inovadora que chegou com tudo no mercado, a calibragem com nitrogênio. Existem inúmeras vantagens na utilização deste serviço.
A calibragem com nitrogênio reduz o desgaste dos pneus, aumenta a durabilidade da calibragem (pode durar de 3 a 6 meses), oferece maior segurança e uma menor oxigenação do pneu. Fora isto, este serviço ainda ajuda a manter a temperatura do pneu mais baixa, promove uma melhor aderência e otimiza a manobrabilidade.
Passe agora mesmo na Centro Sul Distribuidora de Pneus, ou entre em contato via Whatsapp e confira nosso serviço de calibragem com nitrogênio! Oferecemos calibragens com nitrogênio em nossas duas lojas. Confira abaixo os endereços.
Distribuidora de Pneus em Porto Alegre
Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.
Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul
Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
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Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.