Já falamos aqui e não custa repetir: o cuidado com os pneus do seu carro é muito importante para que você não tenha problemas no seu dia a dia ou naquela viagem programada em família. E por isso, neste post, falaremos de um item obrigatório no seu veículo: o estepe automotivo. Ele é peça fundamental para a segurança de motoristas e passageiros. Fique com a gente para saber mais.
O que é um estepe?
O estepe automotivo é um pneu usado geralmente em caso de emergência, quando um dos outros pneus do veículo sofre algum problema, como um furo ou rasgo. Esse item “reserva” é justamente projetado para ser usado temporariamente até que o pneu original seja consertado ou substituído por um novo.
Velocidade máxima de um estepe
Geralmente a velocidade máxima de um pneu de emergência vai depender do tamanho e modelo do veículo. Em geral, os estepes têm limitações e para a grande maioria a velocidade máxima recomendada considerada é de 80 km/h. No entanto, sempre verifique informações sobre o pneu e, claro, leia o manual de instruções do veículo.
Qual a importância de um estepe?
Quando você percorre uma distância mais longa ou viaja muito em estradas irregulares, precisará de um estepe automotivo. Até porque não é nada legal ter um pneu furado numa estrada deserta, longe de uma oficina. Como falamos antes, o estepe é uma solução temporária, que pode ser mais prática do que, às vezes, aguardar a chegada de um socorro.
Perigos de dirigir com um pneu furado
Dirigir com o pneu furado é extremamente perigoso. Nesta situação, não existe aderência e estabilidade, portanto, o risco de perder o controle do veículo é grande! A sensação de conduzir sob essas circunstâncias é muito desconfortável. É como se o carro ficasse mais “duro” e qualquer irregularidade ou buraco na estrada parecesse muito maior, já que a roda literalmente estará no chão e os impactos não serão mais absorvidos pelos pneus. Portanto, caso perceba que o pneu está furado, pare o carro em um local seguro (longe do tráfego) e acione o pisca-alerta.
Ter um estepe é obrigatório por lei?
Atualmente alguns itens automotivos são obrigatórios. De acordo com a decisão do Conselho Nacional de Segurança de Trânsito (Contran), em 1998 – na resolução 14/98, ficou determinando uma série de equipamentos de segurança obrigatórios para que o veículo circulasse. Entre esses itens obrigatórios está o estepe, que também pode ser chamado de “roda sobressalente”. Inclusive, se o carro estiver sem estepe automotivo e você for parado em uma blitz, poderá pagar uma multa de R$195,23, perder 5 pontos na CNH e ainda corre o risco de ter o veículo retido. Então, fique atento e jamais circule sem o estepe.
Veja também: 10 coisas que todo motorista deveria saber sobre pneus
Todos os carros vêm com estepe?
A resposta é não. Existem alguns carros vendidos no Brasil que vêm sem o estepe. No entanto, é preciso frisar que há modelos importados que trazem um “kit” de reparo emergencial em vez do pneu reserva. De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 540/2015, isso se deve a uma “exigência de utilização de um conjunto de roda e pneu sobressalente de uso temporário e/ou sistemas alternativos”. Mas é necessário que essa roda tenha o mesmo diâmetro externo do conjunto original do veículo.
Tipos de estepe automotivo
Geralmente o estepe é lembrado no pior momento, que é quando um pneu fura ou algum problema acontece, fazendo com que o pneu em uso precise ser trocado. Eles são divididos em integral, murcho, cheio e Run Flat. Então, fique com a gente e conheça cada um deles.
Estepe integral
Este estepe corresponde ao conjunto original de pneus que seu veículo tem. É o tipo de estepe mais versátil, pois é idêntico às rodas do carro e pode oferecer a mesma estabilidade, desempenho e durabilidade. Por ser um pneu de tamanho regular, ele não tem restrições de velocidade ou distância e pode ser usado como substituto definitivo até a substituição do pneu original.
Temporário murcho
O estepe temporário murcho é um tipo de pneu menor e mais leve, projetado para ocupar menos espaço no porta-malas. Geralmente é armazenado com baixa pressão e precisa ser inflado antes do uso. É uma solução de emergência, ideal apenas para percorrer curtas distâncias até que o pneu principal seja reparado ou substituído.
Temporário cheio
O temporário cheio é semelhante ao temporário murcho – em termos de tamanho e leveza, mas já vem inflado e pronto para uso imediato. Como outros estepes temporários, ele também é indicado para uso em curtas distâncias e velocidades reduzidas.
Run Flat com kit de reparo
Os pneus run flat – ou run flat tire – foram projetados para poder continuar a rodar mesmo estando vazios já que são feitos com uma estrutura reforçada nas laterais, que suporta o peso do veículo mesmo sem ar. A Resolução 913/2022 do Contran ressalta que esses veículos precisam ter um kit para reparo do pneu. Assim, o motorista pode continuar dirigindo por uma curta distância e em velocidade moderada até encontrar um local para substituir o pneu. Mas fique atento que não é qualquer carro que pode usar esse tipo de pneu!
Dicas na hora de utilizar um estepe
E agora a gente traz dicas importantes para você não ter problemas na hora de usar o seu estepe automotivo. Confira abaixo:
- certifique-se de que o pneu estepe está devidamente cheio antes do uso;
- não esqueça de examinar o pneu para garantir que não há furos ou danos na parede lateral e na banda de rodagem;
- siga as orientações do manual do proprietário, especialmente em relação à velocidade máxima;
- use o estepe apenas para chegar até uma garagem ou oficina porque ele é uma solução temporária;
- ao dirigir com o estepe, faça curvas com cautela para evitar desestabilizar o veículo;
- jamais (!!) negligencie o estepe nas suas verificações regulares. Se ele apresentar qualquer problema, substitua-o imediatamente.
Qual é a pressão de ar correta para este pneu
Primeiramente, o ideal é que você busque essa informação no manual de instruções do seu veículo. No entanto, a maioria dos casos requer que o estepe seja inflado a 60 psi. É uma boa ideia verificar a pressão do seu pneu de vez em quando para não ter surpresas desagradáveis. Dica importante: mesmo que seu pneu sobressalente não esteja sendo usado, o ar ainda pode vazar. Então, verifique as condições dele mesmo que não vá usá-lo.
Veja também: descubra como ler corretamente as medidas de pneus
Quando substituir um estepe
Mesmo que nunca utilizado, o estepe automotivo precisa passar por revisão e ele pode dar sinais de que precisa ser trocado. Lembre-se de que um estepe tem validade entre 5 e 6 anos após a fabricação e, por isso, em caso de danos, você precisa trocá-lo.
E quando falamos de troca de pneus, serviço de qualidade e melhor preço, você sabe que a Centro Sul é o melhor lugar, não é mesmo? Afinal, só aqui você encontra uma equipe especializada que está sempre à disposição para atendê-lo com atenção e eficiência.
A Centro Sul vende pneus CERTIFICADOS PELO INMETRO e com 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação. Venha até uma de nossas lojas ou nos mande um Whatsapp e garanta os melhores produtos e serviços especializados para pneus!
Confira abaixo os endereços de nossas lojas:
Loja de Pneus em Porto Alegre
Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.
Loja de Pneus em Caxias do Sul
Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.