Se você pensa em comprar um carro esportivo, é bom saber que é preciso ter muito mais do que o valor da compra para que o supercarro não se torne uma dor de cabeça com passar do tempo. Afinal, os custos de manutenção também são parte importante na tomada de decisão na hora de investir em um novo carro.
Mas, quem nunca sonhou em ter um carro esportivo na garagem? Siga conosco e descubra quanto custa para manter um carro esportivo no Brasil.
Quanto custa manter um carro
Primeiramente, vale destacar que manter um carro no Brasil é caro. A manutenção de um carro popular no país custa de R$ 1 mil a R$ 3 mil por mês, em média. Esse é apenas um valor estimado, pois o custo pode variar muito conforme a inflação, situação do mercado automotivo e preço dos combustíveis, peças, pneus etc.
Por exemplo, ter um Hyundai HB20 1.0 (um dos carros mais vendidos do seu ano) em 2021 no Brasil custava R$ 1,7 mil por mês, segundo cálculos feitos pelo UOL. Esse valor inclui IPVA, seguro automotivo, combustível para rodar 1,2 mil km por mês (faz 13,5 km/l), manutenção e revisões. Isso se tratando de um carro novo, ou seja, o custo de manutenção é bem menor do que o de um usado.
Se quer ter um carro e economizar, temos um post muito interessante sobre os carros mais econômicos de 2021, vale a pena conferir.
Quanto custa para comprar um carro esportivo?
Em uma época em que um superesportivo zero quilômetro supera facilmente os 3 milhões de reais, é de se imaginar que a tecnologia de ponta esteja presente em cada parte do carro. E junto com isso, venha a conta. Quando falamos de supercarros, poucas marcas específicas são lembradas de cara: Bugatti, Ferrari, Koenigsegg, Lamborghini, Pagani e algumas outras. Confira alguns exemplos a seguir.
O Drako GTE que custa em média US$ 1,2 milhão (R$ 6.118.920), é um esportivo elétrico que acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos e tem uma velocidade máxima de 331 km/h.
Apresentamos também o De Tomaso P72, que custa no mínimo US$ 1,3 milhão (R$ 6.628.830).
Para nossa lista de exemplos, não poderíamos deixar de trazer um modelo Ferrari: a famosa Ferrari LaFerrari, que custa nada menos que US$ 1,4 milhão (R$ 7.138.740).
Quanto custa manter um carro esportivo?
Comprar um carro esportivo não é fácil. Mas muito mais difícil do que comprar, talvez seja manter este carro. O custo do quilômetro rodado pode ir muito além do que se imagina. E até mesmo o carro parado na garagem custa bem caro.
Primeiramente, a começar pelo seguro e pelos impostos pagos, a conta já não é baixa. O seguro pode ter grande variação entre região, perfil de condutor e modelo do veículo. Mas, se considerarmos como base uma Ferrari 488, com valor aproximado de R$2,5 milhões de reais, o seguro dificilmente sairá por menos de R$50 mil por ano. Em um veículo como este, se emplacado no Estado de São Paulo, o IPVA vai custar R$100.000 no primeiro ano de uso.
Quando chega a hora de realizar as manutenções, que devem ser seguidas à risca, os valores são também compatíveis com o valor do carro. Realizar as manutenções no tempo estipulado pelo fabricante de um carro esportivo é, principalmente, importante por dois motivos. Primeiramente, porque um carro de alta performance tem que estar sempre em perfeitas condições. O segundo ponto é que este tipo de carro, sobretudo na hora da revenda, é sempre exigido que tenha todas as manutenções realizadas e comprovadas. Afinal, comprar um esportivo com as manutenções acumuladas é a chave para transformar o sonho em pesadelo.
Veja também: Rodas caras que custam mais que carros novos no Brasil
Quando o assunto é manutenção preventiva, as cifras são altas, e se a manutenção for corretiva, pode preparar o bolso. Pense que para uma revisão básica como troca de óleo, filtros, pastilhas e discos de freio, supera-se a faixa dos R$150 mil.
Quando se fala em carros superesportivos e manutenções, muita gente lembra-se do Bugatti Veyron, um dos esportivos mais “absurdos” já fabricados. Ele possui credenciais para fazer parte do seleto time de carros que ultrapassam a barreira dos 400km/h. Claro que isso tem seu preço, e um jogo de rodas e pneus, que devem ser substituídos a cada 8 mil km, custam a bagatela de 150 mil dólares. Isso em uma conversão direta, chega a R$547 mil. Com este dinheiro, aqui no Brasil é possível comprar um Porsche Boxter 0km e ainda sobra um troco pro seguro.
Manutenção de pneus de um carro esportivo
Um pneu utilizado em um carro esportivo, mesmo que não seja um Bugatti Veyron, utiliza compostos diferenciados, voltados à alta performance. São pneus com altíssima aderência e resistência à temperatura, além da excelente capacidade de tração. O ponto negativo é que duram pouco, principalmente, por serem mais macios e aderentes, fazendo com que as manutenções sejam mais frequentes.
Sabemos que ter um carro esportivo na garagem é um sonho distante para muita gente. Quando o assunto é pneu, os carros populares também merecem cuidado, qualidade e preço justo. E se você procura pneus novos e com qualidade garantida, o melhor lugar é a CENTRO SUL.
Distribuidora de Pneus em Porto Alegre
Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.
Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul
Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.